Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Qual a importância do alongamento?

Relaxar o corpo, ter uma postura correta, melhorar a circulação sangüínea, acabar com dores musculares e até cólicas menstruais. Esses são alguns dos benefícios que, segundo os especialistas, podem ser conseguidos com a prática de alongamento, que é composto por uma série de exercícios de movimento estático, que trabalha a musculatura e postura corporal na parte cervical, coluna, membros e regiões pélvica, torácica e lombar.
A musculatura se contrai nas atividades que fazemos diariamente ou pela postura incorreta. O alongamento vai justamente relaxar o estresse muscular, causado por um trabalho repetitivo. O corpo, após as diversas atividades do dia, tem a necessidade de passar por uma sessão de relaxamento, o que vai trazer o equilíbrio do corpo e da mente.

Qualquer pessoa pode e deve fazer alongamento. O melhor horário para se fazer os exercícios é de manhã. Nesse horário o corpo está vindo de horas de relaxamento provocadas pelo sono, se preparando para iniciar um dia de atividades. Espreguiçar-se de manhã já é uma forma de colocar o corpo em movimento. Nessa hora ele está menos flexível do que à tarde. Mas para as pessoas que têm um dia de trabalho muito repetitivo e de má postura, como usuários de computador ou dentistas, o ideal é que também se faça alongamento após o trabalho.

Antes da atividade física o objetivo do alongamento é evitar lesões. Depois, relaxar naturalmente a musculatura. Uma pessoa muito musculosa pode ter dificuldade em conseguir alongar por causa do encurtamento dos músculos. Se for seu caso, peça auxílio a um professor.

Uma boa dica para melhorar a amplitude do movimento é soltar todo o ar dos pulmões. A genética determina se uma pessoa é mais ou menos flexível. Existe um limite, mas é claro que é possível melhorar.

Tags: , ,

12 Responses to “Qual a importância do alongamento?”

  1. Jheyse
    15:28 on setembro 27th, 2010

    para impedir lesões musculares e serve para o alívio de dores no corpo

  2. Jh
    17:23 on maio 23rd, 2013

    O alongamento e impotante pq faz melho para a saude

  3. Andressa
    9:35 on agosto 21st, 2013

    o.o o.o

  4. Andressa
    9:35 on agosto 21st, 2013

    o.o o.o afff kkkkk

  5. Andressa
    9:35 on agosto 21st, 2013

    o.o afff kkkkk

  6. sielle moraes
    17:32 on setembro 30th, 2013

    nao gosto de exercicios!!!!!!!!!!!!!%<(

  7. amanda lima
    17:36 on setembro 30th, 2013

    concordo com vc, odeio exercicios, eles me fazem suar!!!!kkkkkkkk

  8. sielle moraes
    17:38 on setembro 30th, 2013

    aaadooorooooo exercicios!!!!!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkk

  9. alan
    17:12 on outubro 16th, 2013

    desculpa em falar mas tenho o alongamento ele não previne nada ele não tem efeito nenhum artigos científicos diz que o alongamento feito antes de uma atividade nao previne lesões. Há muitas divergências nos resultados dos diferentes estudos, o que sugere a necessidade de padronização na metodologias de futuros estudos.

  10. alan
    17:13 on outubro 16th, 2013

    não tem importância nehuma essa é a realidade…

  11. andressa
    20:57 on março 11th, 2014

    eu achei muito interessante e amei

  12. luluzinha
    12:00 on agosto 15th, 2014

    acho muito bom fazer alongamento pq tem mais possibilidades do nosso corpo ser mais saudavel…

Deixe uma resposta





XHTML: Você pode utilizar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>